Módulos relacionados a elementos gerais

Nesta seção estão listados módulos que agregam novas funcionalidades ao Eberick como o lançamento, dimensionamento e detalhamento de elementos pré-moldados, a verificação de estruturas em situação de incêndio, a geração de memorial de cálculo, possibilidade de utilizar concreto de alto desempenho*, entre outros.

* Disponível a partir da versão Eberick V10.

BIBLIOTECA DE DETALHES TÍPICOS

Para facilitar a montagem dos elementos em obra é possível incluir automaticamente detalhes típicos junto aos detalhamentos dos elementos no Eberick. Os detalhes típicos podem ser associados ao detalhamento das lajes, indicando a montagem das armaduras negativas e de distribuição, indicando a montagem das armaduras de punção e de colapso progressivo. No caso das estruturas pré-moldadas, também é possível incluir detalhes típicos para representar a montagem das ligações semirrígidas com barra passante. Outra opção é incluir detalhes típicos na planta de locação e planta de cargas, indicando o sentido do carregamento, evitando erros na leitura das cargas das fundações.

*Recursos disponíveis a partir do Eberick V7.

CONCRETO ALTO DESEMPENHO

Até sua versão anterior a NBR 6118 limitava-se somente a concretos da Classe I, entretanto a partir da revisão de 2014, a mesma norma passou a abranger também concretos da Classe II, até a classe C90. Esse tipo de concreto, chamado de Concreto de Alto Desempenho (CAD), possui, entre as principais características, a elevada resistência e durabilidade.
A NBR6118 estabelece uma série de diferenças para o dimensionamento de peças que possuem concretos de alta resistência como módulo de elasticidade, a função da posição da linha neutra em relação à altura útil da peça (relação x/d), em relação ao diagrama retangular equivalente, admitido pela norma de forma a substituir o diagrama parábola-retângulo do concreto, a resistência, a tração, entre outros itens.

No Eberick, com o módulo Concreto de Alto Desempenho, é possível efetuar a análise e dimensionamento dos elementos utilizando também concretos da Classe II, conferindo novas opções para os projetos.

MEMORIAL DE CÁLCULO

Com este módulo é possível gerar automaticamente documentos base para memorial de cálculo e de critérios de projeto. A memória de cálculo é constituída por relatórios de cálculo de todos os elementos estruturais em um documento único que pode ser aberto em softwares como Microsoft Word® e Internet Explorer®. No Memorial de Cálculo também é possível gerar os diagramas de carregamento, esforços cortantes, momento fletor e torçor e deslocamentos de todas as vigas do projeto agrupados em um único documento.
Já o documento de critérios de projeto contém informações como materiais utilizados, critérios de durabilidade, carregamentos, etc, que são definidos através de parâmetros extraídos do próprio projeto.

*Recursos disponíveis a partir do Eberick V7.

PRÉ-MOLDADOS

Possibilidade de lançar pilares e vigas pré-moldadas, incluindo consolos, aparelhos de apoio e pinos de ancoragem de forma automatizada e ágil.
Os consolos podem ser do tipo retangular ou trapezoidal e estarem presentes em pilares e vigas além da opção de consolo contínuo para apoiar as lajes.
Este módulo ainda permite a utilização de:
-Vigas pré-moldadas com e sem dente gerber;
-Vigas mistas, considerando 2º estágio de concretagem;
-Lançamento de lajes alveolares; 
-Dimensionamento e detalhamento dos cálices das fundações;
-Ligações semirrígidas para as estruturas pré-moldadas; 
-Ligação de vigas convencionais em pilares pré-moldados.
análise e o dimensionamento da estrutura consideram, ainda, as etapas de construção, gerando um detalhamento completo dos elementos pré-moldados, incluindo as alças de içamento para pilares e vigas. Para as vigas pré-moldadas há a opção de representar a vista superior e separar forma e armadura, gerando um detalhamento final bastante completo e claro.
Os elementos pré-moldados estão disponíveis no módulo Pré-moldados 30, com limite de 30 pilares pré-moldados e 60 vigas** pré-moldadas, e no módulo Pré-moldados, que não possui esse limite de elementos.

*Recursos disponíveis a partir do Eberick V7.
**Por pavimento.

VERIFICAÇÃO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO

Este módulo acrescenta ao Eberick a verificação da estrutura em situação de incêndio através de uma janela específica, onde são emitidos avisos e demonstrados os parâmetros e resultados das verificações de incêndio de cada elemento, fazendo com que o processo de adequação da estrutura à verificação de incêndio torne-se simples e prático.
Dentre as verificações, destacam-se:
-Verificação de pilares através de método analítico;
-Verificação de lajes e vigas através de método tabular;
- Reservatórios, paredes e escadas verificados como lajes;
Consideração de revestimentos nas verificações de incêndio;
- Consideração do Método do Tempo Equivalente;
-Cálculo automático do tempo requerido de resistência ao fogo;
-Consideração do redutor Δδ na verificação de vigas; 
-Esforços obtidos através de combinações de incêndio.
Todas as verificações são apresentadas também nos relatórios de verificação de incêndio e no memorial de cálculo do programa, oferecendo maior agilidade e confiabilidade.

*Recursos disponíveis a partir do Eberick V7.