MÓDULOS RELACIONADOS A ELEMENTOS INCLINADOS

Nesta seção estão listados os módulos relacionados aos elementos inclinados adicionais que permitem o lançamento, dimensionamento e detalhamento de rampas, escadas autoportantes, escadas plissadas, vigas e pilares inclinados.

ESCADAS ESPECIAIS

Este módulo permite o lançamento e dimensionamento de “escada plissada”, na qual o fundo da escada acompanha a mesma geometria dos degraus, e escadas autoportantes, nas quais os lances e patamares intermediários não dispõem de apoios em vigas ou pilares.
Nas escadas plissadas, o programa trata o dimensionamento das armaduras do lance de escada, sendo que o usuário pode optar pelo detalhamento utilizando barras contínuas dobradas ou com estribos.
Para as escadas autoportantes o programa considera a rigidez axial dos elementos e faz o dimensionamento e detalhamento considerando os esforços decorrentes dos efeitos de flexo-tração e flexo-compressão.
Com estas opções o programa torna-se mais abrangente nas soluções para escadas.

*Recursos disponíveis a partir do Eberick V8

RAMPAS

dimensionamento das rampas é feito através de uma grelha tridimensional ligada aos painéis de lajes, obedecendo a todos os critérios normativos.
As rampas também podem ser combinadas a outros módulos do Eberick, permitindo o lançamento de rampas nervuradas ou treliçadas, fornecendo ainda mais opções para a concepção do projeto.
O detalhamento das armaduras é feito em planta, indicando o comprimento correto das barras. Na planta de formas é exibido o sentido da rampa e, se for o caso, o posicionamento correto das vigotas e nervuras, facilitando a montagem na obra.

*Recursos disponíveis a partir do Eberick V5

VIGAS E PILARES INCLINADOS

O Eberick permite o lançamento de elementos inclinados, entre eles vigas e pilaresmoldados in loco.
As vigas inclinadas são lançadas do pavimento superior para o pavimento inferior, podendo atravessar os níveis intermediários e, se for o caso, identificar os pilares intermediários como apoio. Essas vigas inclinadas também servem de apoio para escadas e rampas, ou para lançamento de outros tipos de estruturas, como galpões, arquibancadas, coberturas, entre outros.
As vigas e pilares inclinados são calculados no modelo do pórtico espacial e representados no pórtico 3D juntamente com o restante da estrutura, facilitando a adequação ao projeto arquitetônico.
O detalhamento dos elementos inclinados será exibido incluindo o desenho em viga e um corte da seção, gerando um detalhamento bastante claro e completo.

*Recursos disponíveis a partir do Eberick V8.