AltoQi - Software para engenharia. Cálculo estrutural em concreto armado, pré-moldado, alvenaria, instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, incêndio, gás, cabeamento estruturado e SPDA.

pardrão de página

Muros

Eberick V10 | Módulos

Módulos relacionados a Muros

Nesta seção estão listados os módulos relacionados aos muros, incorporando ao Eberick a possibilidade de lançar, dimensionar e detalhar muros de concreto armado e de gravidade, considerando o empuxo de solo e de água quando houver.

Muros de concreto

Para os muros de concreto é possível definir diversos formatos, considerando suas paredes inclinadas ou dentes na base, de acordo com a preferência do projetista. Definido o formato, a altura e espessura do muro, o programa calcula a largura da base necessária para o equilíbrio da estrutura considerando empuxo passivo e ativo de terra e água e as sobrecargas no terreno de contenção, gerando o detalhamento completo das armaduras deste tipo de muro.
A análise dos esforços e deslocamentos é feita por métodos clássicos, assumindo que o muro se comporta como um corpo rígido em conjunto com o solo no qual ele é apoiado. Através da janela de dimensionamento dos muros, pode-se analisar o diagrama de empuxo e os dados do dimensionamento, com os quais o programa calcula as armaduras para a parede, base e dente.
Com o dimensionamento completo dos muros o calculista pode verificar de forma fácil e segura qual melhor opção de geometria para os muros do projeto.

*Recursos disponíveis a partir do Eberick V5

  • Dimensionamento de muros de concreto armado
    Dimensionamento de muros de concreto armado
  • Detalhamento completo dos muros de concreto armado
    Detalhamento completo dos muros de concreto armado

Muros de gravidade

O módulo muros de gravidade permite analisar, dimensionar e detalhar muros de arrimo de gravidade constituídos de blocos de alvenaria de pedra ou concreto ciclópico.
O lançamento dos muros é feito diretamente no croqui, definindo-se dois pontos para a inserção. Os muros devem ser lançados desconectados da estrutura e não passam pelo processamento de pórtico, tendo seu dimensionamento já na janela de lançamento, facilitando o processo de definição da geometria mais adequada para as contenções do projeto.
Para os muros de gravidade é possível definir diversos formatos, considerando suas paredes inclinadas ou dentadas, de acordo com a preferência do projetista. Definido o formato, a altura e espessura do muro, o programa calcula a largura da base necessária para o equilíbrio da estrutura, gerando os detalhes de geometria deste tipo de muro de arrimo.

*Recursos disponíveis a partir do Eberick V5

  • Consideração de sobrecargas no terreno de contenção
    Consideração de sobrecargas no terreno de contenção