Módulos relacionados a paredes e reservatórios

Nesta seção estão listados os módulos relacionados às paredes e reservatórios que permitem o lançamento, dimensionamento e detalhamento de paredes de contenção ligadas à estrutura, reservatórios elevados apoiados sobre pilares ou reservatórios apoiados diretamente no solo, considerando os empuxos de água e solo.

PAREDES DE CONTENÇÃO

Este módulo confere ao Eberick a possibilidade de inserir paredes de contenção ligadas à estrutura, incluindo abas horizontais de reforço, se necessário. Através desse recurso, o projetista pode modelar paredes de contenção (cortinas), levando em consideração os esforços e deslocamentos da parede no modelo e no dimensionamento da estrutura, fazendo com que a influência da rigidez desses elementos seja considerada de modo mais apropriado.
O Eberick também gera o detalhamento completo dos elementos, concentrando as armaduras no topo e na base da parede, quando necessário.

*Recursos disponíveis a partir do Eberick V5.

RESERVATÓRIOS ELEVADOS

O módulo Reservatórios elevados permite criar reservatórios elevados de até 200m² em planta apoiados diretamente nos elementos da estrutura, considerando a ação devido ao empuxo da água.
A análise é feita de forma integrada no modelo de pórtico espacial, permitindo que o calculista avalie de forma global o efeito do reservatório na estrutura. Pode-se considerar diretamente a influência dos reservatórios nos esforços, deslocamentos e estabilidade global da estrutura, trazendo maior segurança nos resultados finais.
O programa ainda gera todo o detalhamento desses reservatórios em corte e planta, incluindo algumas opções adicionais:
-Possibilidade de engastar paredes e paredes com lajes;
-Opção de adotar chanfro entre paredes ou paredes e lajes; 
-Opção de detalhamento com armaduras concentradas.


*Recursos disponíveis a partir do Eberick V5.

RESERVATÓRIOS ENTERRADOS

Além da possibilidade de considerar os reservatórios apoiados nos pilares, também é possível considerá-los apoiados diretamente no solo de suporte, criando cisternas em formatos retangulares. Nesse caso, permite-se inserir os dados de resistência do solo para a construção de um modelo sobre molas elásticas, representado através de uma grelha 3D, sendo que o programa considera a ação devido ao empuxo da água, do solo e das cargas aplicadas sobre terreno, quando houver.
O programa fornece o detalhamento completo das lajes e paredes do reservatório em planta e cortes, facilitando sua finalização. Para os reservatórios ainda é possível:
·Engastar paredes e paredes com lajes;
·Adotar chanfro entre paredes ou paredes e lajes; 
·Detalhamento com armaduras concentradas.

*Recursos disponíveis a partir do Eberick V5.