Módulos relacionados a pilares

Nesta seção estão listados os módulos relacionados aos pilares, que agregam ao Eberick novas seções de pilares e o dimensionamento e detalhamento completo de pilares-parede e pilares esbeltos.

PILARES COM SEÇÃO COMPOSTA

Além das seções transversais presentes na base do programa, com o módulo Pilares com seção composta adicionado ao Eberick, pode-ser definir para os pilares as seguintes seções transversais, além das seções já disponíveis na plataforma básica do programa:
Retangular vazada

Tipo T
Tipo U
Tipo +
Tipo I 
Tipo L aberto
Com a seção transversal de pilar do tipo “L aberto” é possível lançar além do pilar em L tradicional, pilares de concreto moldado in loco em formato L com ângulo entre abas diferente de 90°. Com isso, podem-se lançar pilares em “L aberto” (ângulo entre abas maior que 90°) e pilares em “L fechado” (ângulo entre abas menor que 90°).
Com estas seções transversais o projetista tem maior liberdade de lançamento para atender as exigências arquitetônicas, além de facilitar o dimensionamento e detalhamento desses elementos no projeto.

*Recursos disponíveis a partir do Eberick V7.

PILARES ESBELTOS E PILARES-PAREDE

Com este módulo é possível realizar o dimensionamento de pilares-parede, onde podem existir efeitos de 2ª ordem localizados , provocados pela atuação combinada das cargas e momentos. Nesses casos o programa decompõe a seção do pilar em faixas analisadas isoladamente. Essa verificação é integrada ao processo iterativo de cálculo das armaduras do pilar, atendendo tanto por verificação da seção completa como por faixas.
Este módulo também incorpora ao Eberick um novo método de dimensionamento de pilares, chamado “pilar padrão acoplado a diagramas MxNx1/r”, com o qual a NBR 6118 permite o dimensionamento de pilares com esbeltez até 140, caso a esbeltez na direção secundária do pilar não seja relevante. Por utilizar um processo mais preciso para determinação dos efeitos de 2ª ordem, em alguns casos, o processo também poderá resultar em menores armaduras desses pilares. Com isso, o usuário poderá escolher entre qualquer um dos métodos existentes, buscando a alternativa mais econômica ou mais crítica.

*Recursos disponíveis a partir do Eberick V8.