Módulos relacionados a vigas

Nesta seção estão listados os módulos relacionados às vigas, que agregam novas opções e funcionalidades a este elemento, como a possibilidade de lançar vigas curvas e furos ou aberturas em vigas. Além disso, o Eberick pode agrupar módulos que permitem o lançamento de vigas com variação de seção no trecho e a consideração da mesa colaborante das lajes no dimensionamento das vigas.

ABERTURAS EM VIGAS E LAJES

O Eberick permite o lançamento, dimensionamento e detalhamento de aberturas em lajes e vigas.
Para as vigas, o furo pode ser retangular ou circular, atendendo a projetos que exigem previsão para passagem de tubulações em vigas. O programa diferencia situações de furos de pequenas dimensões, onde não é necessário alterar as armaduras existentes, das situações de aberturas com dimensões maiores; onde se faz necessário diversas verificações adicionais, incluindo automaticamente o detalhamento de reforços de armadura na região da abertura.
Para as lajes, o programa permite o lançamento de aberturas em lajes maciças e nervuradas, atendendo às situações onde é necessário deixar uma passagem para a cobertura ou reservatório, por exemplo. Neste caso o Eberick já trata tanto o dimensionamento da laje com essa abertura como o próprio detalhamento, interrompendo as armaduras da laje na região da abertura e inserindo as armaduras de reforço adicionais.

*Recursos disponíveis a partir do Eberick V7 Gold.

VIGAS COM MESA COLABORANTE

No programa é possível considerar a contribuição da mesa da laje na rigidez das vigas de seção I, L, L invertido, T e T invertido. A opção de considerar a mesa colaborante da laje pode auxiliar na solução das flechas do pavimento, uma alternativa interessante para os casos em que as flechas excedam os limites recomendados.
Para as vigas de seção I e T o programa também realiza todo o dimensionamento e detalhamento dos elementos, fornecendo mais uma opção de vigas para o projeto.

*Recursos disponíveis a partir do Eberick V5.

VIGAS COM VARIAÇÃO DE SEÇÃO NO TRECHO

A existência de desníveis na edificação, ou mesmo limitações geométricas, muitas vezes exigem soluções alternativas como a alteração da seção em pequenos trechos da viga. Como alternativa de solução, este módulo acrescenta ao Eberick a possibilidade de calcular vigas com trechos de alturas diferentes no mesmo vão, podendo obter esse dimensionamento em diversas situações, tanto alterando a seção na parte superior, quanto inferior ou, ainda, apenas alterando a altura em um pequeno trecho do vão.
O programa gera também todo o detalhamento, incluindo as armaduras de suspensão e concentrando os estribos quando necessário.

*Recursos disponíveis a partir do Eberick V7.

VIGAS CURVAS

Possibilidade de lançar vigas curvas definidas através de segmentos de arco, permitindo, inclusive, a criação de vigas contínuas com trechos retos e curvos, atendendo a eventuais exigências dos projetos arquitetônicos.
As vigas curvas também serão representadas no modelo de pórtico espacial que representa a estrutura. Com isso, os esforços necessários para o dimensionamento dessa viga são determinados de forma adequada, incluindo os efeitos de torção pertinentes, gerando o detalhamento completo desses elementos.
As vigas curvas também são representadas no pórtico 3D e plantas de formas, conferindo um grau de acabamento elevado para os desenhos do projeto.

*Recursos disponíveis a partir do Eberick V9.