A inteligência artificial, já se tornou nossa aliada em tarefas no dia a dia. Escrever textos, prototipar imagens, programar uma viagem… Já são diversas tarefas que podemos contar com o auxílio de ferramentas inteligentes para executar. Já pensou contar com essa funcionalidade nos projetos estruturais?
Pois agora, o AltoQi Eberick, de maneira pioneira, passa a aplicar a inteligência artificial para auxiliar o projetista em um tarefa que consome muito tempo e que mais é repetida durante o projeto estrutural: a escolha dos arranjos de armaduras.
Hoje o Eberick conta com um algoritmo que define de maneira automatizada, com base em critérios previamente definidos pelo usuário, qual será o arranjo adotado para cada elemento. Por muitas vezes, o usuário precisa realizar ajustes para adequar o projeto às necessidades executivas. Com a aplicação de inteligência artificial o Eberick passa a aprender com a escolha do usuário e, assim, é capaz de adotar arranjos de armaduras cada vez mais adequados aos critérios que o projetista aplica nas escolhas.
Com esse recurso, o projetista economizará tempo e terá resultados cada vez mais alinhados às suas preferências.
Um dos recursos campeões de solicitação dos usuários chegou.
Após a publicação da norma de desempenho das edificações (NBR15.575:2015) os edifícios tendem a necessitar da aplicação de paredes externas e entre apartamentos mais espessas, a fim de atender os critérios de conforto térmico e acústico.
Com a nova atualização do Eberick, o projetista poderá, de forma nativa, utilizar blocos estruturais de famílias diferentes no mesmo projeto, podendo projetar assim paredes com espessuras diferentes de forma nativa, sem a necessidade de ajustes externos.
Com esse recurso, o projetista de Alvenaria Estrutural ganha muito mais versatilidade e produtividade em suas soluções.
Nosso pacote de soluções para projetos de alvenaria estrutural é baseado na automatização da modulação das paredes. Ou seja, o usuário precisa apenas definir onde a parede começa e onde ela termina, que o nosso software realiza de maneira totalmente automática a distribuição dos blocos, aplicando as cintas de respaldo de maneira totalmente automática e adaptada às lajes eventualmente apoiadas na parede.
No entanto, muitas vezes o usuário sentia a necessidade de inserir uma cinta de amarração em uma altura intermediária da parede, para garantir a uniformização das cargas na parede ou para realizar o apoio de outros elementos estruturais, como patamares de rampas ou escadas. Nesses casos, era necessário que o usuário editasse manualmente o detalhamento da elevação de cada uma das paredes que necessitasse da cinta, em um processo trabalhoso e demorado.
A partir da atualização 2024-11,o usuário poderá inserir as cintas intermediárias nas paredes e na altura que julgar necessário. Para tanto, basta definir a altura da cinta e o programa irá representá-la de maneira automática na elevação das paredes, conferindo ainda mais versatilidade, produtividade e qualidade nos projetos entregues pelos nossos projetistas.
Em edifícios altos, é comum adotar-se a técnica de reduzir a seção dos pilares conforme a altura do edifício vai aumentando. Essa condição se justifica, pois o carregamento axial dos pilares é uma carga gravitacional, que vai se acumulando conforme descemos na prumada desses elementos. Portanto, para cargas maiores, necessitamos de elementos de seções mais rígidas.
Com o novo recurso de variação de seção do núcleo rígido, o usuário que possui o módulo beta poderá aplicar esse efeito da redução da seção, que já era aplicável para os pilares tradicionais, também ao núcleo rígido, tornando a ferramenta ainda mais adequada para o projetista de estruturas altas e esbeltas.
O AltoQi Eberick é uma das poucas ferramentas disponíveis no mercado que estão adequadas ao arcabouço normativo brasileiro. A partir da atualização 2024-11, o usuário passa a contar com novos critérios para a definição dos modos de vibração e para o cálculo de amplificação dinâmica e de acelerações limites na análise dinâmica.
Com esses ajustes de critério, o usuário do AltoQi Eberick passa a considerá-los de maneira totalmente adequada à publicação mais recente da NBR6123:2023 - Forças Devidas ao Vento
O fato de que o Eberick é a ferramenta mais produtiva para a elaboração de projetos de estruturas protendidas já é consenso entre os usuários. No entanto aquilo que está bom pode, sim, melhorar.
A partir da atualização 2024-11, o usuário pode habilitar a visualização dos pontos de controle diretamente no croqui. Com isso, o usuário tem ainda mais facilidade de visualizar os pontos importantes para a modelagem dos cabos de protensão, facilitando ainda mais eventuais ajustes necessários na modelagem e tornando mais intuitivo o uso das ferramentas de manipulação do AltoQi Eberick.
Com o novo recurso podemos capturar imagens da visão 3D e inseri-las diretamente nas pranchas, garantindo que elas se mantenham vinculadas ao projeto. Isso significa que, ao atualizar o modelo, as imagens também são atualizadas automaticamente, evitando retrabalho.
Dessa forma, você pode criar detalhes visuais que o isométrico não cobre, com múltiplos pavimentos, ângulos livres e disciplinas integradas. Personalize os projetos com agilidade e entregue resultados de alto nível de detalhamento.
Agora, você pode utilizar os comandos de "Dimensionar condutos" e "Verificar diâmetros" no ambiente 3D integrado, facilitando o trabalho entre diferentes pavimentos sem precisar alternar entre janelas.
Isso permite dimensionar condutos com agilidade em projetos grandes aumentando a produtividade. Um bom exemplo é o dimensionamento do barramento blindado vertical:
Agora, todos os condutos possuem a indicação de comprimento configurável conforme necessário. A configuração pode ser aplicada para todo o projeto ou individualmente por conduto, somando as outras indicações já ali presentes.
Com isso você economiza tempo, padroniza seu projeto e atende às normas que demandam esse tipo de informação!
O comando "Ajustar fluxo" foi otimizado para encontrar os melhores caminhos em malhas fechadas de forma significativamente mais rápida. Antes, o processo reinicializava a análise em cada trecho, o que podia levar horas em projetos muito complexos. Agora, o ajuste chega a ser feito em segundos, agilizando o dimensionamento.
Agora, ao utilizar o comando “Copiar quadros” em um quadro que possui componentes com circuitos e comandos associados, o programa cria e associa automaticamente um novo circuito e comando idêntico nos quadros copiados em todos os pavimentos selecionados. Com isso você otimiza tempo e garante consistência nos projetos.
Agora, o comando "Criar simbologia 3D" permite selecionar múltiplos elementos do IFC de uma só vez, facilitando a criação de simbologias mais complexas e agrupadas para o cadastro de peças.
Antes, ao exportar DWG/DXF, os elementos inseridos (como conexões, indicações e tabelas) eram convertidos em linhas, perdendo o agrupamento e a organização. Agora, ao exportar elementos, eles permanecem agrupadas, exatamente como no AltoQi Builder.
Foi reformulado o relatório de dimensionamento de quadros ligados por condutos do tipo barramento blindado de forma a exibir apenas as informações relevantes para esse tipo de instalação.
1 - Persistência das ligações e esquemas personalizados no projeto
2 - Correção de problemas de consulta em BD
3 - Remoção dos tutoriais e guias da interface
1 - Climatização
2 - Eletrocalhas
3 - Gás
Agora é possível importar arquivos em DWG e PDF, viabilizando a quantificação de projetos em 2D. Também é possível trabalhar de forma híbrida, utilizando mais de um formato de arquivo por orçamento.
A quantificação 2D permite que sejam criados objetos BIM lineares, superficiais ou pontos. É possível obter as propriedades desses objetos, que são capazes de promover a quantificação automatizada a partir de regras inteligentes de medição.
Desenvolvemos uma nova interface para o AltoQi Visus Cost Management visando proporcionar um ambiente otimizado e intuitivo.
Confira as principais novidades:
Para trazer mais conforto e segurança, agora a solução permite salvar cópias de backup durante o desenvolvimento dos projetos. Assim, caso ocorram alterações no desenvolvimento, ao salvar o projeto, o Cost Management irá criar essas cópias de forma automática.
Também é possível definir a quantidade de cópias de segurança que ficarão salvas na pasta. Para habilitar essa função e configurar as definições, basta acessar a janela de configurações do projeto e clicar na aba sistema e orçamento.
Visando atender melhor as suas necessidades, a biblioteca de visualização de arquivos passou por uma mudança e agora oferece recursos e funcionalidades superiores.
O recurso “edição em lote” permite configurar várias tarefas simultaneamente. Ao lado de cada tarefa na lista há um ícone de seleção para que você selecione quais tarefas deseja editar em lote.
Além de agilizar o processo de gerenciamento de tarefas, essa funcionalidade também é uma forma de garantir que todas as tarefas selecionadas estejam alinhadas e atualizadas de acordo com os requisitos do projeto.
A fim de aprimorar a eficiência na execução de tarefas e melhorar a sua experiência, o ambiente planejador do AltoQi Visus Workflow ganhou uma nova interface.
Foram introduzidos comandos de acesso rápido, assim, ao clicar em um comando específico, o conteúdo aparecerá de forma automática na sua tela. Isso torna a interação mais ágil e eficaz, permitindo acessar as informações com facilidade.
A identificação de tarefas por empreendimentos na conta permite organizar as tarefas de forma mais clara. Isso facilita o uso da identificação para recursos, como a de relação entre as tarefas da conta, seja entre planejadores ou empreendimentos da conta.
O AltoQi Visus Bid foi desenvolvido para simplificar o processo de cotação de insumos e serviços do empreendimento. Com ele é possível solicitar e gerenciar as cotações de insumos e serviços com base nas informações do modelo BIM.
A solução também promove conexão com os fornecedores, que recebem as solicitações de cotações e podem rastrear os insumos e serviços no modelo 3D.
O AltoQi Visus Control Tower é uma solução de business intelligence desenvolvida para monitorar os custos e prazos da construção.
Ele fornece uma visão ampla e detalhada das principais informações do empreendimento e possibilita, assim, maior controle na tomada de decisões estratégicas.
Conheça alguns recursos do AltoQi Visus Control Tower:
O AltoQi Visus Tracking simplifica o processo de medição dos serviços executados em obra. Com a solução, é possível criar medições dos serviços, que são vinculadas ao modelo 3D, e podem ser quantitativas ou em porcentagem.
Ele também disponibiliza uma tabela para acompanhamento das medições, a qual pode ser exportada em formato de relatório.
Conheça alguns recursos do Tracking: