Repaginamos o modelo IFC dos projetos de alvenaria estrutural! Agora, os usuários podem adotar representações individualizadas para cada tipo de bloco empregado no projeto, tornando o modelo visualmente muito mais rico e intuitivo.
Mas as melhorias não param na modelagem! Os quantitativos das paredes foram separados por grupos de blocos, o que permite uma organização muito mais clara das informações do projeto e gera um insumo muito mais qualificado para as próximas etapas do empreendimento, como a orçamentação.
Com esses recursos, é possível atender às demandas de BIM sem a necessidade de modelagens em outros softwares. É mais produtividade e valor às entregas!
O desenvolvimento de uma ferramenta tão robusta e completa quanto o Eberick requer um esforço constante na melhoria contínua de funcionalidades que estão implementadas e consolidades.
Sendo assim, o cálculo dos pilares foi internamente refatorado e refinado, com melhorias no dimensionamento para que seja possível atender múltiplos casos especiais, como pilares com detalhamento contínuo no lance, ou níveis intermediários ou, ainda, sem travamento nas duas direções.
Além disso, foram feitas diversas melhorias na forma como os dados de dimensionamento são exibidos para os usuários, de forma a facilitar a interpretação dos resultados e dar mais visibilidade às informações.
Com esses recursos, o usuário obtém resultados ainda mais precisos, compreende melhor as configurações e os resultados obtidos com o programa, sempre com respeito às prescrições da NBR 6118.
O AltoQi Eberick emprega, a partir de agora, novos critérios para extrair o máximo que o BIM pode oferecer na modelagem.
Significa que o usuário pode converter elementos de modelos IFC importados para elementos nativos diretamente no pórtico 3D. Também pode selecionar qual elemento será convertido, bem como sua classificação (pilar ou viga) e seu tipo (concreto armado ou genérico).
Esse recurso é um grande facilitador para os usuários que elaboram modelos externos para de elementos que não são verificados no Eberick, como treliças metálicas, por exemplo.
Assim, o usuário tem menos retrabalho e a garantia de que o modelo elaborado no Eberick está de acordo com o modelo externo. Com isso, pode explorar ao máximo os benefícios do BIM por intermédio do modelo IFC.
Para facilitar, foram incluídos atalhos para o usuário poder acessar os canais diretamente na interface do AltoQi Eberick. Com esse recurso, entrar na Área do Cliente ou no Carrinho de Compras é mais fácil pelo ícone fixado na barra superior do programa.
Além disso, foi acrescentado também acesso à Bilds.com e ao ambiente do Suporte Técnico diretamente no menu de ajuda do programa.
Com esse recurso, o usuário do AltoQi Eberick acessa a todo o ecossistema da AltoQi sem a necessidade de abrir o programa.
No AltoQi Eberick é possível definir quais elementos serão exportados e quais não serão exportados no modelo IFC.
É muito mais liberdade na definição do modelo IFC e facilidade para a troca de informações com outros projetistas, já que não há mais a necessidade de modificar o modelo em softwares externos.
O Editor de Armaduras teve sua interação com os arquivos e bancos de dados redesenhados para otimizar o trabalho simultâneo de múltiplos usuários no mesmo projeto na ferramenta, garantindo mais estabilidade e praticidade no trabalho das equipes habituadas a manipular arquivos em rede, prática que acontece especialmente em escritórios de projeto médios e grandes.
O processo de integração e troca de informações com outros softwares e equipes sestá ainda mais eficiente e profissional!
O usuário pode definir e inserir as propriedades geométricas e dos materiais diretamente nos elementos de fundação no modelo IFC.
Esse recurso garante uma comunicação precisa e padronizada durante o ciclo de vida do projeto, sem a necessidade de realizar ajustes externos ou ter informações inconsistentes sobre os elementos de fundação no modelo IFC.
Assim, há mais controle sobre os dados do modelo, menos trabalho e maior valor nas entregas em BIM.
Para os edifícios maiores em altura e mais esbeltos, é muito usual autilizaçãi do artifício do Núcleo Rígido para garantir a estabilidade e rigidez estrutural lateral necessária para que os deslocamentos e acelerações horizontais fiquem dentro dos limites preconizados em norma.
A AltoQi revoluciona os modelos de análise, aplicando a esses elementos a modelagem estrutural por Método dos Elementos Finitos, o que confere mais precisão e liberdade para que o engenheiro conceba e analise seus modelos estruturais.Com o AltoQi Eberick o usuário pode visualizar os resultados da análise estática, como esforços e tensões, e também da análise dinâmica do NR diretamente no ambiente Pórtico Unifiliar, integrado à estrutura como um todo.
Chegou o lançamento no 3D do Builder! Com esse novo recurso é possível efetuar lançamentos de condutos na visão integrada de disciplinas do 3D. O lançamento inicia em uma conexão existente e pode utilizar as novas capturas personalizadas (perpendicular, extremidades e médio) para trazer mais precisão e possibilidades para as operações no 3D.
Além disso, também é possível efetuar o lançamento dos condutos no espaço, definindo comprimento, ângulo e plano de lançamento! Isso mesmo, o recurso possibilita lançar em 3 planos distintos no espaço a partir de uma única visualização - e integrado aos modelos externos. Essa ferramenta é muito útil para realizar desvios e compatibilizações.
O diagrama unifilar elétrico está de cara nova! Com a opção de inserção do diagrama unifilar editável é possível manipular os elementos do desenho de forma a personalizá-lo para exibição em prancha. O recurso permite manejar quadros e proteções, gerando quebras de linha que também são manipuláveis. São infinitos resultados possíveis para melhorar a entrega!
Além disso, o diagrama conta com uma nova propriedade: a orientação. Além do formato horizontal, o diagrama pode ser desenhado na vertical! De forma muito simples e rápida é possível ter total mudança de representação, aumentando as possibilidades.
Para complementar, existem também novas configurações de personalização do diagrama:
As ferramentas de localização estão agora habilitadas no 3D, trazendo ainda mais eficiência ao trabalho com grandes lotes de elementos.
Na janela de “Peças” e “Dimensionamento de condutos”, o comando "Mostrar" destaca a peça ou conduto na tela com uma cor diferenciada, enquanto o "Localizar" não só destaca como também enquadra o elemento na visualização.
Agora as regiões de impressão e plantas adicionais irão adotar a mesma representação definida para a planta baixa, incluindo o “Vista 3D”, mantendo o padrão de representação para todos os detalhamentos da prancha!
Com o novo recurso é possível exibir os identificadores dos circuitos diretamente em cada componente do quadro executivo. Essa funcionalidade torna o projeto mais detalhado e próximo da realidade, facilitando a execução em obra e garantindo maior clareza para a equipe responsável.
Agora é possível configurar a fiação do terra ou neutro com uma seção diferente da dimensionada para o fase, fixando-as independente do dimensionamento.
Essa funcionalidade atende às necessidades de circuitos específicos, oferecendo maior flexibilidade e personalização para os projetos.
Com o novo comando "Retirar inclinação", é possível reverter as alterações realizadas pelo "Aplicar inclinação" e restaurar os lançamentos ao estado inicial.
Dessa forma, é possível voltar à posição original de elementos que não ficaram com a inclinação ideal e ajustar o lançamento para reaplicar a inclinação.
Agora é possível visualizar e alterar facilmente a cota de entrada de cada tubo conectado a uma caixa de alvenaria diretamente pela janela Propriedades.
Essa funcionalidade simplifica a modelagem manual e agiliza os ajustes necessários após compatibilizações, eliminando o trabalho excessivo e garantindo mais praticidade no projeto sanitário.
1. Configurações de exibição no 3D
2. Ajustes na barra de acesso rápido
3. Alteração no default dos detalhamentos
4. Seleção de elementos para não exportar no IFC
1 - Biodigestores e Leito de Secagem
2 - Pressurizador
3 - Pias de cozinha
4 - Caixa com hidrômetro
5 - Dispositivos de comando
Agora, todos os condutos possuem a indicação de comprimento configurável conforme necessário. A configuração pode ser aplicada para todo o projeto ou individualmente por conduto, somando as outras indicações já ali presentes.
Com isso você economiza tempo, padroniza seu projeto e atende às normas que demandam esse tipo de informação!
Agora, é possível atribuir múltiplos responsáveis às tarefas em planejadores, processos, centrais de chamado e oportunidades no Visus Workflow.
Dessa forma, a colaboração e distribuição de responsabilidades entre os profissionais envolvidos nas atividades é facilitada e simplificada.
A usabilidade ficou mais eficiente para a tomada de decisão com esse novo recurso.
Acabaram as dificuldades para visualizar informações completas em linhas e colunas com descrições extensas. Agora, é só clicar com o botão esquerdo do mouse sobre as colunas do Visus Workflow para ajustar e redimensionar a largura da coluna.
Dessa forma, é possível visualizar as informações completas das linhas, que amplia a usabilidade da solução de software.
Feriados impactam diretamente no planejamento e cumprimento de prazos de tarefas e projetos. Por isso, o AltoQi Visus Workflow tem um novo recurso para configurar e personalizar feriados estaduais e locais.
A partir disso, o software reconhecerá as datas estabelecidas como feriado e as excluirá automaticamente do cálculo dos dias necessários para a execução das tarefas.
Com isso, o planejamento estará mais alinhado e coerente com o dia a dia de trabalho e também será mais preciso!
Em um processo de gestão de tarefas/atividades, a visualização clara e objetiva dos status é fundamental para acompanhar o progresso das atividades do projeto, além de ajudar a acompanhar a cadência das entregas.
É por isso que foi adicionada no ambiente planejador do AltoQi Visus Workflow uma nova coluna de status colorido. Com isso, é possível editar e visualizar o estágio das tarefas de forma fácil e agrupada, proporcionando mais clareza e organização no acompanhamento do progresso das atividades.
A navegabilidade em arquivos 2D está melhor! A inclusão de uma área de leitura ampliada para documentações torna o uso de vistas mais dinâmico.
A nova disposição da barra de ferramentas amplia a área de leitura dos documentos e se alinha ao Design System da Plataforma Visus. Com isso, a experiência é ainda mais fluida ao alternar entre soluções Visus.
Está mais fácil visualizar informações completas em colunas com dados extensos, como descrições/nomes dos arquivos. Basta redimensionar a largura das colunas.
Essa melhoria na usabilidade da interface facilita a compreensão das informações.
Prrocessos de trabalho mais ágeis e fluidos aumentam a produtividade. No AltoQi Visus Collab isso é facilitado pelas novas possibilidades na edição de arquivos e pastas.
Para editar propriedades como classificação, descrição ou tags de forma conjunta (em lote) basta selecionar os múltiplos documentos ou pastas.
A aplicação de sombreamento às linhas dos documentos, de acordo com a cor correspondente dos respectivos status, foi pensado para facilitar a visualização e identificação das informações até mesmo em ambientes com alta luminosidade.
Com isso, o AltoQi Visus Collab permite a identificação rápida dos status dos arquivos, tanto no escritório quanto no próprio ambiente de obra, na qual a luz do sol pode dificultar a visualização.
Com esse recurso, um ícone de pasta, na cor roxa, é exibido ao lado do nome da pasta sempre que houver pelo menos um arquivo armazenado. Ao passar o mouse sobre o ícone, será possível visualizar o total de arquivos contidos na pasta, facilitando a organização e navegação.
Assim, a análise dos documentos é rápida e intuitiva, além de ampliar a navegação e a organização dentro do AltoQi Visus Collab.
O AltoQi Visus Collab está mais flexível na localização e organização dos arquivos. Os usuários podem optar pela ordenação personalizada, ou seja, conseguem organizar os documentos conforme preferirem, em ordem crescente ou decrescente, independentemente dos caracteres utilizados no nome.
Assim, a localização dos arquivos necessários é mais rápida e precisa, e o fluxo de trabalho se torna melhor.