Política de Privacidade -AltoQi

A AltoQi é uma empresa brasileira de desenvolvimento de softwares no segmento de engenharia e tem em seu portfólio os produtos Eberick, Builder, Visus e Visus Collab,softwares que buscam auxiliar, em especial, projetistas, engenheiros, arquitetos e demaisprofissionais do setor de engenharia.

Com o compromisso de manter essa rede segura e confiável, introduzimos nossaPolítica de Privacidade, que reflete o cuidado com o tratamento dos seus dados pessoais. Esta política foi elaborada para garantir a segurança dos seus dados e conformidade comas leis vigentes, esclarecendo:

  • As bases legais para o tratamento dos seus dados nas soluções da AltoQi.
  • Como e por quais razões seus dados são processados.
  • Seus direitos em relação ao tratamento de seus dados pessoais, de maneiraacessível.

Caso tenha dúvidas, nosso Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (DPO) está à disposição pelo e-mail: dpo@altoqi.com.br.

1. O que são Dados Pessoais?

Dado pessoal é toda informação que está relacionada a você individualmente e que permite identificá-lo de forma direta ou indireta como, por exemplo, seu nome, endereço, número de telefone, RG, CPF, endereço de e-mail, número de ID ou qualquer outra informação que permita associá-la a sua pessoa.

2. Qual nosso papel enquanto Agente de Tratamento?

A Altoqi, no que diz respeito ao tratamento de dados realizado no âmbito de suas atividades, atuará em regra como Controladora de Dados Pessoais, em relação aos seus usuários, competindo à organização as decisões referentes ao tratamento dos dados pessoais.

3. Quais informações/dados pessoais coletamos?

Para facilitar o seu entendimento quanto aos dados pessoais coletados nos principais processos de negócio das soluções da AltoQi, os agrupamos por categoria, tais como:

Categoria
Definição
Dados Coletados
Dados para contato comercial
Dados para fins gerais de contato e identificação:
  • CPF
  • Telefone
  • Email
  • Endereço
Dados para Suporte técnico ou atendimento 
Dados para fins de suporte para solução de dúvidas de caráter exclusivamente operacional:
  • Nome
  • Telefone
Dados de Identificação/acesso
Informações de dados cadastrais do cliente, dispositivo do software e dados de autenticação:
  • Empresa
  • CNPJ
  • E-mail
  • Nome
  • Telefone
  • IP do dispositivo
  • Nome da máquina
  • MAC Address
  • Domínio da rede
  • Registros de data e horário associados às transações
  • Nome de usuário
  • Senha
Dados da Telemetria
Não são dados pessoais, e serão utilizados para análise de diagnóstico, garantia de performance do software e análises estatísticas para melhorias contínuas:
  • Data e hora de acesso ao software
  • Detalhes do sistema operacional
  • Tipo e ID de proteção
  • Data e hora de eventos específicos
  • Nome e ID do arquivo de projeto
  • Dados estruturais
  • Detalhes sobre disciplina e aplicações utilizadas no projeto
Dados Financeiros
Para realização da compra dos nossos serviços:
  • Informações bancárias gerais

A AltoQi pode receber seus dados pessoais por intermédio de terceiros, a exemplo dos parceiros comerciais, que possuem algum relacionamento com você, mas mantemos sempre o compromisso de confidencialidade em todos os nossos contratos e o atendimento à finalidade.  

Além disso, podemos coletar uma série de informações de modo automático e para isso utilizamos os cookies, com o propósito de melhorar a sua experiência de navegação em nossos serviços, de acordo com os seus hábitos e as suas preferências.

A prestação dos nossos serviços depende diretamente de alguns dados informados acima. Caso você opte por não fornecer alguns desses dados, poderá ficar impossibilitado de usufruir totalmente os serviços oferecidos. Da mesma forma, quando a base legal aplicada for o consentimento, você poderá revogá-lo a qualquer momento, enviando uma solicitação para o e-mail dpo@altoqi.com.br.

4. Por que coletamos os seus dados?

A AltoQi trata dados pessoais fornecidos por você, somente de acordo com as bases legais apropriadas para o processamento, com a finalidade de:

  • Entrar em contato com você, caso você tenha solicitado por meio do preenchimento dos formulários no site.
  • Prestar os serviços ao Cliente que adquiriu nossas soluções.
  • Cumprir obrigações legais às quais a AltoQi está sujeita, bem como avaliar, dar suporte e aprimorar o desempenho, a eficiência e a segurança dos serviços, inclusive por meio de pesquisas.
  • Cumprir as obrigações contratuais ou exercer os direitos legais ou contratuais com o Cliente e/ ou melhorar serviços contratados.
  • Em circunstâncias específicas, a AltoQi pode processar dados pessoais conforme necessário para o exercício ou defesa em processos judiciais ou administrativos.

5. Com quem compartilhamos os seus dados?

Seus dados pessoais somente serão disponibilizados a terceiros, organizações parceiras, autoridades ou órgãos reguladores, quando extremamente necessário para o cumprimento dos serviços solicitados por você ou quando tivermos uma base legal que autorize o compartilhamento.

Nesse sentido, informamos que os seus dados serão e/ou poderão ser compartilhados com:

  • Com empresas parceiras e fornecedores, na prestação dos serviços voltados ao Titular ou para atender interesses legítimos da organização.
  • Com autoridades, entidades governamentais ou terceiros, para a proteção dos interesses da AltoQi em qualquer tipo de conflito, incluindo ações judiciais e processos administrativos.
  • Mediante ordem judicial ou pelo requerimento de autoridades administrativas que detenham competência legal para a sua requisição.

Quando você utilizar nosso site, você poderá ser conduzido, via link, a outros portais ou plataformas, que poderão coletar suas informações e ter sua própria Política de Tratamento de Dados. Caberá a você ler as Políticas de Privacidade e Tratamento de Dados de tais portais ou plataformas fora dos Sites, sendo de sua responsabilidade aceitá-las ou rejeitá-las. A AltoQi não é responsável pelas Políticas de Privacidade e Tratamento de Dados de terceiros e nem pelo conteúdo de quaisquer websites, conteúdos ou serviços ligados a ambientes.

Importante destacar que buscamos observar todas as normativas estabelecidas pela legislação vigente, bem como as melhores práticas de segurança e privacidade do mercado, para garantir a integridade e confidencialidade dos seus dados pessoais.

6. Por quanto tempo armazenamos os dados pessoais?

Os Dados Pessoais fornecidos por você (cliente ou visitante do site) serão mantidos (em ambiente seguro e com limitação do acesso apenas às pessoas que necessitem desse acesso), enquanto o contrato celebrado estiver vigente ou durante o uso dos nossos produtos e serviços, bem como pelo período em que a AltoQi precisar armazená-los.

Quando aplicável, e mesmo após a vigência do contrato, podemos armazenar os seus dados pessoais por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias e para o exercício regular de direitos da AltoQi.  

Depois disso, caso seja necessário mantê-los para fins estatísticos ou para melhoria dos nossos serviços, os Dados Pessoais poderão ser anonimizados (tornando-os ilegíveis ou indecifráveis) ou excluídos. Enquanto os dados pessoais são mantidos, a AltoQi implementa medidas de segurança, técnicas e organizacionais apropriadas, concebidas para proteger os dados pessoais tratados.  

Via de regra, em respeito ao seu direito à privacidade da informação, periodicamente, a cada 12 meses, revisamos a nossa base de dados, para saber se as informações registradas ainda são necessárias e atualizadas, para o alcance da finalidade inicialmente pretendida.

Após esse prazo, caso verificado a ausência de fundamento legal para o tratamento dos dados, os eliminamos da nossa base.

7. Quais são seus direitos?

Nós estamos comprometidos com o cumprimento dos direitos dos titulares de dados pessoais, os quais estão previstos no art. 18 da LGPD. Saiba quais são eles:

Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais.
Correção
Você pode solicitar a correção dos seus Dados Pessoais caso estejam incompletos, inexatos ou desatualizados.
Anonimização, bloqueio ou eliminação
Você pode solicitar: (a) a anonimização dos seus Dados Pessoais, de forma que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) o bloqueio dos seus Dados Pessoais, suspendendo temporariamente a possibilidade de os tratarmos para certas finalidades; e (c) a eliminação dos seus Dados Pessoais.
Portabilidade
Você pode solicitar que forneçamos os seus Dados Pessoais em formato estruturado visando à sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios da Empresa.
Informação sobre o compartilhamento
Manteremos, no item “compartilhamento de dados" dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais.
Revogação do consentimento
Ao se cadastrar na plataforma você consentiu com o tratamento dos seus dados, mas pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
Você tem o direito de receber informações sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento, bem como você será livre para negá-lo – nesses casos, é possível que alguns serviços não possam ser prestados.
Oposição
A lei autoriza o tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nessas situações, trataremos seus Dados Pessoais se tivermos motivos legítimos para tanto, como, por exemplo, quando for necessário para garantir a segurança em nossos serviços. Caso você não concorde com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você poderá apresentar oposição, solicitando a sua interrupção.

Para exercer seus direitos basta, a qualquer momento e de forma gratuita, encaminhar um e-mail para dpo@altoqi.com.br ou acessar o formulário abaixo

8. Quais medidas de Segurança da Informação adotamos?

A AltoQi possui medidas de segurança técnicas e organizacionais para prevenir que a informação que você disponibilizou seja manipulada, intencionalmente ou não, perdida, destruída ou acessada por pessoas não autorizadas. Nossas medidas de segurança são continuamente analisadas e revistas, de acordo com a tecnologia adequada.

Embora a AltoQi adote os melhores esforços no sentido de preservar a sua privacidade e proteger os seus dados pessoais, nenhuma transmissão de informações é totalmente segura, de modo que a Organização não pode garantir integralmente que todas as informações que recebe e/ou envia não sejam alvo de ataques cibernéticos e maliciosos.  

De qualquer forma, na remota hipótese de incidência de episódios desta natureza, a AltoQi garante seus melhores esforços para remediar as consequências do evento, porém não se responsabiliza por qualquer outro site que possa ser acessado a partir do nosso, não havendo qualquer vínculo entre tais endereços.

Dentre as medidas aplicadas internamente pela organização para garantir sua segurança, podemos destacar:

  • Garantir que a Segurança da informação esteja alinhada ao nosso modelo de negócio, sendo tratada como área estratégica.
  • Assegurar o cumprimento de nossas obrigações legais, para atender aos requisitos regulamentares e contratuais pertinentes às nossas atividades, relacionadas à segurança e privacidade de dados.
  • Garantir a prevenção de incidentes de Segurança da Informação e a continuidade do negócio.
  • Garantir segurança e privacidade no tratamento dos dados pessoais de todas as partes interessadas.
  • Tomar medidas disciplinares apropriadas para fazer cumprir as responsabilidades de privacidade de nossos colaboradores.
  • Assegurar que somente pessoas autorizadas tenham acesso às informações e aos sistemas de informação.
  • Conscientizar colaboradores e parceiros de eventuais consequências pela violação de privacidade ou de políticas de segurança.
  • Assegurar o treinamento contínuo e atualizado nas políticas e nos procedimentos de segurança da informação e privacidade, enfatizando as obrigações dos colaboradores pela segurança da informação e privacidade.
  • Registrar, analisar, investigar e tratar os incidentes de segurança da informação e privacidade, criando mecanismos de prevenção para evitar a sua ocorrência.

Nós nos esforçamos para proteger a privacidade de seus dados pessoais, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entradas e usos não autorizados de terceiros com informações suas, falhas de hardware ou software que não estejam sob controle da AltoQi e outros fatores externos podem comprometer a segurança dos seus dados pessoais. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos. Caso você identifique ou tome conhecimento de qualquer fator que comprometa a segurança dos seus dados na sua relação com a AltoQi, por favor entre em contato conosco por meio das informações de contato indicadas.

9. Quem é o nosso Encarregado de Dados (DPO) e como entrar em contato?

Para mais informações, pedimos a gentileza de entrar em contato conosco atravésdo nosso Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (DPO)

DPO: Yasmin da Silva

E-mail: dpo@altoqi.com.br