Toda estrutura precisa ter seu comportamento previsto antes de ser construída: as cargas aplicadas geram momentos fletores, esforços cortantes, normais e torsores, além de deslocamentos que não podem ultrapassar limites de segurança e de uso. Calcular esses efeitos é a etapa central do projeto estrutural, pois deles dependem o dimensionamento e o detalhamento de cada elemento. Diferentes elementos pedem diferentes modelos de cálculo — lajes se comportam como placas, vigas e pilares como elementos lineares de um pórtico. No AltoQi Eberick, a análise combina o modelo de grelha para as lajes e o pórtico espacial para vigas e pilares, unindo-os no Modelo Integrado.
O Eberick realiza a análise estrutural por meio de modelos complementares:
Os resultados de esforços e deslocamentos são apresentados em diagramas interativos, com possibilidade de visualização por elemento, por pavimento ou por combinação.
A análise no Eberick incorpora vários refinamentos importantes:
A análise é alimentada por combinações geradas automaticamente: combinações de ações últimas (ELU), de serviço (ELS), para fundações, frequentes, quase permanentes e raras — atendendo a todas as combinações previstas pela NBR 6118.
O Eberick processa a estrutura combinando o modelo de grelha para as lajes e o pórtico espacial para vigas e pilares — além do Modelo Integrado, que une a grelha das lajes ao pórtico para uma análise mais próxima do comportamento real. Os esforços e deslocamentos podem ser visualizados no Pórtico unifilar.

Teste o AltoQi Eberick gratuitamente e descubra como acelerar seus projetos estruturais com segurança e precisão.