Elabore projetos estruturais com recursos que compreendem todo o ciclo do projeto. Trabalhe de maneira integrada com outras disciplinas, utilize as notas BCF para comunicação e disponibilize o modelo IFC para interoperabilidade com outras disciplinas.
Modele, analise, dimensione e faça o detalhamento de projetos em concreto armado moldado in-loco, pré-moldado, alvenaria estrutural e lajes protendidas. Em estruturas de aço, modele, analise e dimensione.
Possui um ambiente para modelagem e definição dos carregamentos dos elementos estruturais. Pode ser integrado com as demais disciplinas de projeto BIM e permite a visualização simultânea do modelo 3D.
As ferramentas de alta produtividade permitem editar rapidamente e simular diferentes cenários de projeto, contribuindo para soluções estruturais eficientes.
Permite a análise dos esforços e deslocamentos da estrutura, bem como o dimensionamento dos elementos estruturais, tudo de acordo com as normas brasileiras e integrado aos recursos de modelagem.
Identifica e exibe na tela os elementos com erros de dimensionamento e parâmetros que extrapolam os limites normativos, tornando mais fácil e intuitiva a busca pela solução.
Permite a importação e visualização integrada da estrutura com os demais projetos BIM em formato IFC.
Em um único ambiente de projeto, você faz a identificação automática de colisões entre elementos da estrutura e demais disciplinas, e inclui furos em vigas e lajes.
É possível documentar as interações entre projetistas e demais envolvidos no processo construtivo, por meio das notas BCF
Gera os detalhamentos executivos dos elementos estruturais e demais plantas do projeto com clareza e alta qualidade. Permite diversas configurações, possibilitando a personalização das entregas
É possível gerar um documento único com o memorial de cálculo do projeto, contendo os relatórios referentes às análises, à obtenção dos esforços e aos dimensionamentos dos elementos.
Gera o resumo de materiais da estrutura em qualquer momento do projeto e permite a realização do orçamento integrado ao AltoQi Visus, software para orçamento e planejamento BIM.
As ferramentas exclusivas de otimização estrutural permitem que você faça análises alternativas e avalie quais resultam em maior eficiência técnica e econômica, facilitando a tomada de decisão integrada entre o time de projetos.
O Eberick é adequado para projetistas com diferentes necessidades.
Projetistas experientes encontram recursos avançados de projeto que permitem explorar inúmeras possibilidades de solução, embasados em normas brasileiras e bibliografias consagradas.
Agrega segurança e confiança nos resultados obtidos, além de gerar detalhamentos e plantas com elevado nível de acabamento.
Para usuários iniciantes, sua interface intuitiva proporciona uma rápida curva de aprendizado, permitindo produzir seus primeiros projetos com alta produtividade e qualidade, gerando uma excelente entrega aos seus clientes.
Conta ainda com uma série de recursos BIM que permitem sua adesão a esta metodologia sem perder eficiência e elevando o nível das suas entregas
Características que favorecem o projetista de estruturas:
Manipulação fácil e intuitiva, conferindo alta produtividade.
Cálculos de acordo com as normas, oferecendo segurança e refinamento nos resultados.
Cobre todo o ciclo de projeto, proporcionando agilidade no fluxo de trabalho.
Desenhos com alto padrão de detalhamento, destacando os seus projetos no mercado.
Documentação precisa e completa, valorizando a sua entrega.
Empreendimentos com alta produtividade, qualidade e retorno sobre o investimento utilizam o Eberick para desenvolver projetos conceituais ou executivos e extrair as melhores alternativas estruturais possíveis.
Com os recursos BIM do Eberick, projetistas internos da construtora ou terceirizados compatibilizam o sistema estrutural com as demais disciplinas BIM da AltoQi e, com isso, minimizam retrabalhos e atrasos em obras.
O Eberick propicia o trabalho colaborativo e favorece o fluxo de desenvolvimento do projeto. Conecte o modelo estrutural, as demais disciplinas de projeto e orçamento, garantindo a aplicação do BIM de forma efetiva ao longo do ciclo do empreendimento.
Características que favorecem Construtoras e Incorporadoras:
Manipulação fácil com baixa curva de aprendizagem.
Ferramentas que permitem simular e otimizar diversas soluções estruturais.
Recursos BIM para compatibilização entre disciplinas de projeto.
Plataforma colaborativa, integrando o projetista às demais etapas da obra.
Entregas de alto padrão e documentação completa, valorizando sua entrega.
A facilidade de uso do Eberick permite aos projetistas das equipes técnicas de órgãos públicos produzir com mais agilidade projetos básicos para licitação, reduzindo a incerteza de orçamento.
Também é possível gerar projetos executivos completos de edificações sob sua gestão, para estruturas de diferentes sistemas e portes.
Além disso, as ferramentas de projeto BIM permitem compatibilizar o sistema estrutural com as demais disciplinas, reduzindo retrabalhos, atrasos da obra e aditivos contratuais.
Conecta as informações do modelo às demais etapas da concepção e orçamento do empreendimento e garante a aplicação do BIM de forma efetiva ao longo do seu ciclo de vida.
Características que favorecem Órgãos Públicos:
Solução simples e prática para projetos estruturais e extração de quantitativos para licitação
Integração ao software AltoQi Visus para geração de orçamento completo.
Software OpenBIM, que atende aos preceitos da interoperabilidade e decretos BIM.
Recursos BIM para compatibilização com as demais disciplinas e etapas do empreendimento.
Integração com o AltoQi Cloud, ambiente comum de dados (CDE) para gestão do ciclo do empreendimento.
O Eberick é a ferramenta ideal para a aplicação prática dos conhecimentos técnicos adquiridos em cursos de graduação e pós-graduação
De fácil manipulação, intuitivo e com interface amigável, gera resultados de acordo com as normas técnicas e permite aos alunos e professores simular diferentes cenários de projeto, desenvolvendo o senso prático e aliando economia e segurança
O sistema conta ainda com uma poderosa documentação que pode facilmente ser acessada durante a operação, o que auxilia no entendimento geral da ferramenta e agiliza ainda mais o processo de aprendizagem.
Características que favorecem Instituições de Ensino:
Ferramenta intuitiva com interface amigável, ideal para ensino prático de engenharia.
Dimensionamento de acordo com as normas, permitindo simular situações didáticas.
Permite diversas soluções estruturais, ampliando as possibilidades de aprendizagem.
Documentação completa de fácil acesso, agilizando o processo de aprendizagem.
Moderno e atual, com recursos para aprendizagem da metodologia BIM.
O Eberick abre o pórtico 3D dos seus projetos estruturais em uma tela separada, possibilitando trabalhar com o ambiente 2D em um monitor e o modelo 3D em outro.
Também é possível atualizar apenas os elementos alterados dentro do croqui no modelo 3D. Assim, não há necessidade de recarregar todos os elementos ao realizar pequenas alterações na concepção do projeto, reduzindo o tempo necessário para aplicar as modificações e gerar a visualização desejada, sem perda de produtividade.
O Eberick dispõe de dois modelos de análise dos esforços e deslocamentos: o modelo de pórtico espacial (vigas + pilares) e grelha 3D (para análise de lajes) e o modelo integrado (análise de lajes + vigas + pilares).
O pórtico espacial é composto pelas vigas e pilares da edificação, em que os esforços e deslocamentos podem ser visualizados em um pórtico tridimensional unifilar, para cada uma das combinações de ações. Neste modelo, a análise de lajes é realizada na grelha 3D formada pelo painel de vigas e lajes.
No modelo integrado não existe a separação da análise das grelhas das lajes e do pórtico de barras composto pelas vigas e os pilares, mas sim um modelo único, composto tanto pelo pórtico quanto pelas grelhas.
Em alguns tipos de projeto este modelo pode gerar análises mais refinadas e mais próximas do comportamento real da estrutura.
Na definição da estrutura existem situações específicas de projeto que precisam ser contempladas na elaboração do modelo estrutural.
Para atender a tais situações e facilitar a elaboração do projeto, o Eberick dispõe de ferramentas específicas de lançamento:
• Comandos para lançar cargas concentradas e lineares em vigas e pilares
• Lançamento de cargas distribuídas, lineares e concentradas em lajes.
• Possibilidade de lançar pilar parcialmente apoiado em viga.
• Verificação de elementos com elevação inválida, evitando erros de lançamento.
• Definir ligações engastadas, rotuladas e semirrígidas, com definição individual de flexibilidade.
• Possibilidade de engastar lajes nas vigas ou em outras lajes.
• Indicação de vazios no croqui, evitando lançamento incorreto de lajes.
• Opção de localizar e enumerar elementos.
• Definição da área de vaga de garagem, evitando que pilares invadam o espaço de estacionamento.
• Entre outras.
O Eberick gera o detalhamento completo dos elementos estruturais e oferece uma série de opções para adequar os desenhos gerados às preferências de cada usuário.
Você tem opções para gerar os detalhamentos individuais, em pranchas ou para impressão em caderno de detalhamento.
Cada elemento conta ainda com diversas configurações que permitem refinar os detalhamentos, gerando desenhos com qualidade.
Para as vigas:
• Opção de estribos simples e múltiplos para as vigas.
• Opções de representação dos estribos e armaduras de pele nas vigas.
• Opções de otimização do detalhamento das armaduras nas vigas.
• Padronização da ancoragem das barras na viga.
• Opção de incluir hachuras de forma automatizada nas formas das vigas.
Para os pilares:
• Dimensiona e detalha pilares com estribos múltiplos.
• Detalhamento dos pilares por lance ou prumada, indicando a continuidade das barras.
• Comandos para otimização das prumadas dos pilares.
• Detalhamentos com vistas nas duas direções, facilitando a montagem das armaduras na obra.
• Opção de incluir hachuras de forma automatizada para os pilares.
Para as lajes:
• Diversas opções para refinar o detalhamento das lajes.
• Otimização da sobreposição de texto no detalhe das lajes.
• Opção de incluir hachuras de forma automatizada para as lajes.
Diversas ferramentas do Eberick permitem a análise de efeitos horizontais e de 2ª ordem devido ao vento e desaprumo. O dimensionamento leva em conta esses efeitos automaticamente, o que dá muito mais tranquilidade e segurança ao usuário.
O Eberick oferece diversas ferramentas para análise da estabilidade global e consideração dos esforços horizontais na estrutura, como:
• Verificação da estabilidade global da estrutura através do processo Gama-Z.
• Processo P-Delta para a consideração dos efeitos de 2ª ordem.
• Esforços de vento em edifícios, conforme NBR 6123.
• Consideração automática das ações de desaprumo.
• Visualização dos esforços e deslocamentos no pórtico unifilar.
• Efeitos horizontais em vigas e pilares a partir das ações de temperatura e retração.
• Relatórios que possibilitam uma avaliação de todos os resultados apresentados.
• Cálculo automático do coeficiente de arrasto do vento.
• Geração automática das combinações últimas e de serviço.
Você também pode criar novos casos de carregamento, editar os coeficientes de ponderação das ações e selecionar individualmente os pilares submetidos à ação do vento.
Você pode expandir as possibilidades de solução estrutural do seu Eberick de acordo com os sistemas estruturais que utiliza.
Com este módulo você pode projetar estruturas pré-moldadas de concreto com a mesma versatilidade das estruturas moldadas in loco e dar mais opções de solução estrutural a seus clientes.
Este módulo faz a análise e dimensionamento de perfis metálicos de acordo com a NBR 8800, para estruturas de aço ou híbridas, de concreto armado e perfis de aço estrutural.
O módulo Dimensionamento de Alvenaria Estrutural permite ao Eberick efetuar o dimensionamento das paredes e vergas de alvenaria estrutural, bem como das vigas e lajes de concreto armado modeladas no AltoQi Builder Alvenaria.
O módulo de Lajes Protendidas foi criado para atender projetistas que buscam soluções eficientes, econômicas e seguras para estruturas de grandes vãos de lajes.
Escolha a versão do AltoQi Eberick mais adequada para sua atuação:
O QUE INCLUI?
• Eberick
• Módulo Alvenaria Estrutural
• Acesso à Plataforma AltoQi Education
APLICAÇÃO
N° de níveis: 4
Área: 2 mil m² de área retangular construída
O QUE INCLUI?
• Eberick
• Módulo Alvenaria Estrutural
• Módulo Pré-moldados
• Módulo Dimensionamento de perfis metálicos
• Módulo Lajes Protendidas
• Acesso à Plataforma AltoQi Education
APLICAÇÃO
N° de níveis: 11
Área: 8 mil m² de área retangular construída
O QUE INCLUI?
• Eberick
• Módulo Alvenaria Estrutural
• Módulo Pré-moldados
• Módulo Dimensionamento de perfis metálicos
• Módulo Lajes Protendidas
• Acesso à Plataforma AltoQi Education
APLICAÇÃO
N° de níveis: 21
Sem limitações de área construída
O QUE INCLUI?
• Eberick
• Módulo Alvenaria Estrutural
• Módulo Pré-moldados
• Módulo Dimensionamento de perfis metálicos
• Módulo Lajes Protendidas
• Acesso à Plataforma AltoQi Education
APLICAÇÃO
Sem limitações
Descubra como os novos planos de assinatura irão transformar sua trajetória profissional. Eles foram pensados para evoluir junto com você, da primeira residência ao edifício mais complexo.
O QUE INCLUI?
APLICAÇÃO
Nº de níveis de laje: 4
N° de pavimentos: 3
Área: 2 mil m² de área retangular construída
O QUE INCLUI?
APLICAÇÃO
Nº de níveis de laje: 11
N° de pavimentos: 10
Área: 8 mil m² de área retangular construída
O QUE INCLUI?
APLICAÇÃO
N° de níveis de laje: 21
N° de pavimentos: 20
Sem limitações de área construída
O QUE INCLUI?
APLICAÇÃO
Nº de níveis de laje e de pavimentos: Sem limitações
DÚVIDAS FREQUENTES
Quais são os sistemas estruturais atendidos pelo Eberick?
Quais são as modalidades de licenciamento do Eberick?
O que ainda pode ser incluído no Eberick?
O treinamento do Eberick está incluído na aquisição?
Quais são as configurações recomendadas para uso do Eberick?
Como é calculada a área e a altura total das aplicações do Eberick?
Como é calculado o número de níveis das aplicações do Eberick?
Como é calculado o número de elementos das aplicações do Eberick?
Como funciona o suporte da AltoQi?
OUTRAS SOLUÇÕES