Conheça as novidades do QiBuilder 2021

Utiliza uma versão anterior?  Compare os recursos

2021

QiBuilder 2022

Release de maio de 2021
Linhas de eixo dinâmicas
Com o objetivo de melhorar a usabilidade do programa no desenvolvimento dos projetos, agora o QiBuilder conta com a captura por linhas de eixo dinâmicas. Os comandos “Rastrear referência” e “Rastrear extensão” auxiliam no lançamento dos elementos, eliminando a necessidade da criação de linhas auxiliares durante a modelagem.
Alinhar e editar prumada de coluna lançada no projeto
Agora ficou ainda mais fácil editar a prumada das colunas de todos os pavimentos de uma só vez. Selecione as colunas desejadas e, com um simples comando, realize o alinhamento da prumada, reduzindo o tempo de análise das coordenadas das conexões e garantindo mais produtividade ao seu trabalho.
Importação e exportação das cores dos objetos 3D no cadastro do QiBuilder
Com o compromisso constante de melhorar a visualização 3D, agora o QiBuilder importa e exporta as cores originais dos objetos 3D. Desta forma, o projetista pode criar sua biblioteca de peças e ainda assegurar mais realidade para a visualização tridimensional.
Novos comandos para ocultar elementos
Buscando criar mais opções para representação dos projetos, o QiBuilder conta com novos comandos para ocultar elementos nos desenhos. Selecione os objetos que não devem aparecer no detalhe e eles ainda permanecem na planta baixa, ou vice versa.
Importação de simbologias 3D com mais de uma entidade
Além de permitir a importação de cores nas simbologias 3D, o programa também importa simbologias com mais de uma entidade, com diversas aplicações em todas as disciplinas, seja para cadastrar uma lâmpada e uma luminária juntas, ou um vaso sanitário com o engate flexível. Desta maneira, você, projetista, ganha novas possibilidades para personalizar o seu cadastro.
Filtro das notas BCF por data de modificação
Com o objetivo de facilitar o seu fluxo de trabalho OpenBIM, foi adicionado um novo filtro para as notas BCF por data de modificação. Desta forma, é possível ter mais facilidade para manter o controle das alterações no projeto.
Flexibilidade na criação de uma nova edificação a partir de modelo de projeto
Atendendo às solicitações dos nossos clientes, esse recurso permite que a criação de uma edificação, a partir de modelos de projeto, seja ainda mais personalizada! Agora, é possível adicionar individualmente diferentes disciplinas de um mesmo template, tornando o programa mais flexível às necessidades dos projetistas.
Gerenciador de arquivos sem restrições para mover ou excluir pastas
O gerenciador de arquivos do QiBuilder está mais personalizável e conectado do que nunca. A partir deste recurso, você poderá criar a sua própria estrutura de pastas, movendo, excluindo e modificando as pastas originais do programa, conforme as necessidades do seu fluxo de trabalho. Assim, ficou muito mais fácil realizar a compatibilização com a estrutura de pastas da sua obra no QiCloud.
Padronização dos modelos de organização
Buscando padronizar e integrar o QiBuilder com as demais soluções AltoQi, as opções de modelo de organização foram simplificadas para auxiliar você na organização do seu trabalho.
Melhorias na sincronização entre a vista 3D e as vistas 2D
Uma nova melhoria foi feita para buscar a padronização entre as diferentes representações disponíveis no QiBuilder. Nessa nova versão, a seleção de níveis de desenho, dos croquis 2D, e elementos da vista 3D possuem as mesmas opções de elementos.
Melhorias de usabilidade
Outras melhorias foram realizadas para aprimorar a experiência de usabilidade do programa. Entre elas estão:
• Melhorias no lançamento automático do projeto sanitário com elementos volumétricos;
• Melhorias na representação do corte editável;
• Melhorias na conexão entre pavimentos com elementos volumétricos.

2021

QiBuilder 2022

Release de março de 2021
Liberação dos elementos volumétricos por pontos
Liberação dos elementos volumétricos por pontos
Agora é possível representar a ligação da tubulação entre os pontos e quadros do projeto de forma mais realista nos ambientes 2D e 3D. O QiBuilder permite efetuar ligações volumétricas de maneira mais precisa, indicando seus pontos possíveis de conexão no elemento. Assim, eleva-se a qualidade do detalhamento e modelagem, evitando dúvidas de interpretação.
Diâmetros adicionais para condutos circulares
Diâmetros adicionais para condutos circulares
Para os projetos de climatização, o projetista terá à disposição novos diâmetros de condutos de cobre circulares de 1/4″, 5/16″ e 5/8″ para seleção no QiBuilder. Com isso, amplia-se as opções de escolha, conforme as necessidades de mercado, melhorando a qualidade do detalhamento e especificação no projeto.
Novas entidades IFC
A lista de entidades IFC aumentou! Agora é possível atribuir a classificação dos objetos da rede de climatização, considerando a sua correta especificação junto ao projeto, podendo facilitar e melhorar o seu uso nas demais fases de elaboração da obra em BIM. Ainda mais precisão nas informações dos arquivos IFC gerados pela AltoQi.
Aplicação “Caixa” para o QiClimatização
Aplicação “Caixa” para o QiClimatização
Com o intuito de refinar a modelagem dos equipamentos de climatização, foi criada uma nova aplicação chamada “caixa” para a rede de climatização. Com ela será possível lançar e representar com maior precisão estes elementos responsáveis por efetuar as ligações entre os equipamentos.
Melhor captura dos elementos volumétricos por área em espaços planos
Melhor captura dos elementos volumétricos por área em espaços planos

Atendendo às solicitações dos nossos clientes, efetuamos melhorias na captura de elementos volumétricos. Agora, mesmo que uma tubulação esteja em altura distinta do objeto, o programa irá capturar o elemento e indicará a possível mudança da altura.

Regiões de impressão (layouts)

Tenha à disposição uma nova opção para agilizar e organizar a geração das pranchas nas situações em que os desenhos poderiam não caber em uma única prancha, exigindo ajustes em mais essa etapa. Com este recurso, o projetista ganha facilidade para definir quantas regiões do desenho no croqui deseja agrupar, apenas adicionando uma área retangular para definir o espaço de divisão dos desenhos que deverá ser adicionado às pranchas.

Novo critério de amarração de paredes segundo a NBR 16868-1: 2020
Um dos requisitos mais importantes em projetos de engenharia é o atendimento às prescrições normativas. Assim, na nova versão do QiAlvenaria foram incluídas as modificações realizadas na NBR 16868-1 na atualização de 2020, garantindo que seus detalhamentos atendam os requisitos da nova norma. Para isso, foram ajustados os critérios de amarração direta (contrafiamento) e indireta das paredes, conforme citam os itens 3.2 e 9.6.1.1 da NBR 16868-1, respectivamente.
Ajustes na ligação entre barramento Negativo/Neutro e Terra
Ajustes na ligação entre barramento Negativo/Neutro e Terra
Este recurso foi pensado para aumentar as possibilidades de detalhamento nas ligações entre barramento Negativo/Neutro e Terra dos esquemas elétricos CC/CA, permitindo uma representação mais precisa das ligações dos componentes, tais como: disjuntores de desconexão e DPS, no diagrama multifilar, conforme o esquema de ligação adotado pelo projetista.
Divisão das tabelas (liberação parcial)
Divisão das tabelas (liberação parcial)
Tabelas longas costumam causar problemas de edição e dores de cabeça com alterações. Pensando nisso, agora elas podem ser divididas sem prejudicar as funcionalidades de atualização automática e vínculo com o projeto. Nesta versão do QiBuilder, as tabelas de Lista de materiais, Legenda de indicações, Legenda de símbolos e Legenda da fiação podem ser divididas melhorando ainda mais a apresentação e leitura na entrega do projeto.
Planilhas no formato XLSX
Planilhas no formato XLSX
Conte com uma nova opção de documentação dos resultados do projeto: a geração de relatórios através de planilhas Xlsx. Com este recurso, é possível personalizar os documentos conforme o padrão definido pelo projetista. Você ainda pode gerar relatórios nos formatos: HTML e Docx.
Melhorias na geração de entregáveis no gerenciador de arquivos
Melhorias na geração de entregáveis no gerenciador de arquivos
Visando permitir ao projetista mais liberdade e flexibilidade no uso do gerenciador de arquivos, agora é possível selecionar as pastas em que serão armazenados os entregáveis de impressão e geração do modelo 3D. Antes, estes arquivos iam direto para a pasta padrão, porém agora, o projetista poderá definir no momento da sua geração, melhorando ainda mais a usabilidade do programa e facilitando a integração com a nuvem.
Comando para sincronizar todas as pastas
Comando para sincronizar todas as pastas
Os projetos elaborados no QiBuilder e vinculados ao QiCloud agora contam com um novo comando: “Sincronizar todas as pastas”, que permite sincronizar todas as pastas do gerenciador de arquivos que estão vinculadas, garantindo mais facilidade e reduzindo o tempo, já que não é mais preciso vincular as pastas uma por uma.
Adição da máscara de revisão nas pranchas
Adição da máscara de revisão nas pranchas
Manter um histórico das revisões dos arquivos entregues e ter controle das mudanças realizadas nas pranchas do projeto é fundamental. Agora, temos a adição de máscara de revisão no nome da prancha, indicando a sua revisão correta ao exportá-la ou imprimi-la para o gerenciador de arquivos. Com isso, economiza-se tempo na definição das informações e é possível obter uma melhor integração com o controle de revisões do QiCloud.
Ajustes nos campos das notas BCF
Ajustes nos campos das notas BCF
A interoperabilidade OpenBIM entre os softwares foi mais uma vez aprimorada. Agora, as notas BCF contam com um campo “Responsável” no QiBuilder. Além disso, o campo “Pavimento” foi substituído pelo campo “Tag” editável. Desta forma, é possível ter mais flexibilidade para classificar as notas, se comunicar com os demais projetistas e realizar a integração com o QiCloud de maneira clara e eficiente.
Linhas de contorno 3D
Linhas de contorno 3D
Visando melhorar ainda mais a representação gráfica e atendendo às solicitações dos nossos clientes, a visualização 3D ganhou uma repaginada. Ela está muito mais detalhada e com um novo modo de representação! Além do modo de visualização já conhecido, agora também é possível visualizar o modelo 3D com linhas de contorno, deixando o modelo mais rico em detalhes e facilitando a sua análise e delimitações.
Importação de cores IFC
Importação de cores IFC
Sempre comprometido em garantir a interoperabilidade, agora o QiBuilder efetua a importação de cores do arquivo IFC. Portanto, os modelos externos de arquitetura e demais disciplinas terão suas cores originais mantidas e isto poderá ser visualizado no modelo 3D, agregando ainda mais qualidade na apresentação e visualização dos projetos.
Unificação de hachuras da planificação
Unificação de hachuras da planificação
Com o compromisso constante de melhorar cada vez mais as funcionalidades presentes no QiBuilder, os detalhamentos realistas ganharam uma melhoria de qualidade de visualização do PDF, além da redução no tamanho do arquivo, melhorando cada vez mais as entregas dos projetos.
Melhorias de performance na abertura do 3D
Melhorias de performance na abertura do 3D

Buscando a otimização contínua nos processos que envolvem o modelo 3D, foi efetuada uma melhoria de performance na criação dos arquivos Q3D e na abertura da visualização 3D. Desta forma, é possível obter um ganho para vincular os modelos e realizar sua visualização no 3D. Essa melhoria vale tanto para um projeto com vários modelos vinculados, como para modelos com arquivos mais pesados.

2020

QiBuilder 2021

Release de Agosto de 2020
Lançamento em corte
Lançamento em corte

Você sempre quis efetuar o lançamento no ambiente de corte do QiBuilder? Com a versão 2021, é possível efetuar o lançamento de todas as redes no ambiente de corte. Ela foi totalmente remodelada, visando permitir o lançamento das instalações nesse novo ambiente. Mais versatilidade para a sua modelagem.

SPDA Estrutural
SPDA Estrutural

Realize o projeto preventivo contra descargas atmosféricas aliando segurança e estética. Além disso, tenha em mãos uma ferramenta para efetuar o lançamento, verificação normativa e avaliação de risco do SPDA estrutural.

Nova rede para o projeto de incêndio
Nova rede para o projeto de incêndio

Agora você pode efetuar o lançamento de outros elementos do projeto preventivo de incêndio, tais como: extintor, sinalização, detecção e alarme e iluminação de emergência. Desta forma, os elementos serão representados no modelo e pranchas, e exportados para a lista de materiais.

Modelo externo como referência no corte
Modelo externo como referência no corte

Visando facilitar a modelagem e aperfeiçoar as entregas no QiBuilder, agora é possível visualizar os modelos externos, como a arquitetura e a estrutura, nos ambientes de corte e detalhe isométrico.

Rotação através das propriedades das peças 3D
Rotação através das propriedades das peças 3D

Sabe aquela peça 3D que não ficou na posição desejada? Agora é possível rotacioná-la diretamente no 3D, ajustando o ângulo da peça.

Dimensionamento da corrente contínua
Dimensionamento da corrente contínua

Com intuito de aumentar as aplicações do projeto elétrico, agora é possível calcular circuitos de cargas alimentadas por corrente contínua, aumentando as funcionalidades do QiBuilder. Além dos cálculos precisos utilizando tensões específicas, também é possível utilizar novos dispositivos de proteção como: Disjuntor CC, Fusível CC e Seccionadora CC. Complementando os cálculos um novo detalhamento na representação da fiação e nos diagramas unifilar e multifilar.

Ligação volumétrica para componentes da rede hidrossanitária

Agora os reservatórios, placas solares, boiler e aquecedor de passagem a gás passam a ter uma ligação volumétrica, ou seja, permitem efetuar as conexões em qualquer posição do objeto.

Novas informações para os insumos
Novas informações para os insumos

Visando aprimorar a extração e informação dos quantitativos, agora é possível definir para os insumos as informações de fabricante, código, tabela de referência, categoria e observações. Esses dados poderão ser utilizadas na lista de materiais e no modelo IFC.

Exportação direta do modelo 3D para o Augin
Exportação direta do modelo 3D para o Augin

Seus projetos vão saltar da tela do computador com a possibilidade de exportar o modelo 3D para a plataforma de realidade aumentada Augin. Esse recurso proporciona uma nova experiência na visualização e apresentação dos projetos de instalações.

Avaliação de riscos independente da estrutura
Avaliação de riscos independente da estrutura

Antes de iniciar o projeto de SPDA, é necessário efetuar uma avaliação de risco, a fim de estabelecer as necessidades do projeto, o nível de proteção e quais medidas serão adotadas, simulando diversos cenários. Com o QiBuilder 2021, essa tarefa pode ser feita de forma muito mais ágil, sem a necessidade de lançamento da área de exposição em todos os pavimentos, tratando as informações diretamente no diálogo e obtendo o relatório completo da avaliação de risco da edificação.

Criação de modelos de projeto
Criação de modelos de projeto

Quer utilizar arquivos de modelo de projeto (template) em novos projetos, sem precisar configurar tudo novamente? Com o QiBuilder 2021, é possível carregar configurações de projetos antigos como ponto de partida para a criação de novos projetos. Com este recurso, o projetista ganha produtividade na definição dos seus projetos desde a sua criação.

Ligação volumétrica - Caixas de alvenaria e unidades de tratamento
Ligação volumétrica - Caixas de alvenaria e unidades de tratamento

Dando continuidade para a alteração no conceito de interação entre os componentes do projeto, a partir da versão 2021 as caixas de alvenaria e algumas unidades de tratamento passarão a ser volumétricas, permitindo efetuar a conexão em qualquer posição do objeto, e não mais somente em um único ponto.

Lançamento de conjuntos na rede múltipla
Lançamento de conjuntos na rede múltipla

Visando atender às tecnologias crescentes do mercado, agora é possível efetuar o lançamento de pontos em redes múltiplas no QiBuilder, trazendo produtividade para efetuar estes perfis de projeto.

Configuração para nomear circuitos e comandos
Configuração para nomear circuitos e comandos

Agora é possível exibir a indicação dos circuitos e comandos com números e letras misturados (combinações alfanuméricas), e não mais obrigatoriamente apenas números. Além disso, as peças não possuem mais a imposição de incluir numeração nos componentes do projeto, como os reservatórios e quadros.

Comando reposicionar conexão
Comando reposicionar conexão

Em muitas situações de projeto é necessário efetuar modificações no lançamento. Para facilitar esse processo, o QiBuilder 2021 conta com um recurso que reposiciona as conexões no projeto. Desta forma, será mais fácil mudar o lançamento já efetuado.

Criação da aplicação "Elementos Genéricos"
Criação da aplicação "Elementos Genéricos"

Deseja efetuar o cadastro de elementos que não possuem uma aplicação específica no QiBuilder? Agora temos uma aplicação chamada “elemento genérico”, onde você pode cadastrar a peça que desejar, como: elementos de mobília, aparelhos sanitários, e desta forma estes elementos serão representados no 3D.

Novo conceito de ligação entre pavimentos
Novo conceito de ligação entre pavimentos

Com o objetivo de facilitar a ligação entre pavimentos, principalmente no caso do projeto de esgoto, onde as ligações ocorrem principalmente abaixo do pavimento. Agora é possível configurar uma elevação para efetuar a ligação entre pavimentos, desta forma, esta conexão ocorrerá de forma mais precisa.

Novos critérios para cálculo do FCA
Novos critérios para cálculo do FCA

Visando otimizar o dimensionamento dos condutos, agora é possível efetuar o cálculo utilizando outro critério da tabela de correção de agrupamento da NBR5410.

Haste de aterramento e BEP na rede elétrica
Haste de aterramento e BEP na rede elétrica

Este recurso irá atender a elaboração de projetos de aterramento elétrico, permitindo a definição dos principais elementos que o constituem, tais como: Hastes de aterramento, Caixas de inspeção, BEP – Barramento de equipotencialização. Com suas representações em planta, modelo 3D e lista de materiais.

Representação bifilar das tubulações no corte
Representação bifilar das tubulações no corte

Com o objetivo de facilitar a ligação entre pavimentos, principalmente no caso do projeto de esgoto, onde as ligações ocorrem principalmente abaixo do pavimento. Agora é possível configurar uma elevação para efetuar a ligação entre pavimentos, desta forma, esta conexão ocorrerá de forma mais precisa.

Mesclar projetos com sub-redes
Mesclar projetos com sub-redes

Nesta nova atualização o programa passa a permitir a mesclagem de projetos que possuam sub-redes definidas.

Legenda de condutos no isométrico
Legenda de condutos no isométrico

A legenda de condutos que antes era lançada somente em planta baixa, agora também poderá ser lançada nos demais ambientes, como por exemplo, o detalhe isométrico.

Simbologia 2D em elementos volumétricos
Simbologia 2D em elementos volumétricos

Com a finalidade de permitir a personalização dos elementos volumétricos, agora também é possível definir simbologias 2D no cadastro de peças.

Captores naturais - Telhado
Captores naturais - Telhado

Complementando os recursos para elaboração de projetos de SPDA estrutural, com o novo recurso do QiBuilder 2021 tornou-se possível lançar e verificar os elementos de captação natural como: “Telhado metálico”, de acordo com as prescrições da NBR5419-2015. Desta forma, o projetista poderá definir o material e a espessura do telhado e o programa vai verificar a proteção considerando os parâmetros de perfuração indicados na norma em relação a área de exposição definida.

Exibir elementos ocultos na visualização 3D
Exibir elementos ocultos na visualização 3D

Ganhe mais agilidade durante a análise de interferências no modelo 3D entre o seu projeto e as demais disciplinas, com a opção de ocultar elementos ou grupos de elemento, visualizá-los de forma isolada e reexibí-los no modelo completo. Com a visualização conjunta de diversos tipos de projetos que compõem a edificação, é natural que exista uma grande diversidade de elementos no modelo, o que dificulta a identificação do que se deseja ocultar e, consequentemente, a análise de colisões. Com o recurso, você poderá ocultar elementos com grande facilidade, garantindo maior agilidade nessa etapa e melhorando ainda a experiência de uso do programa.

Possibilidade de incluir tampa nos condutos abertos
Possibilidade de incluir tampa nos condutos abertos

Visando facilitar a ligação entre pavimentos, principalmente no caso do projeto de esgoto, onde as ligações ocorrem principalmente abaixo do pavimento. Agora é possível configurar uma elevação para efetuar a ligação entre pavimentos, desta forma, esta conexão ocorrerá de forma mais precisa.

Simbologia 3D para os elementos volumétricos
Simbologia 3D para os elementos volumétricos

Após a criação de elementos volumétricos, com um ponto de inserção da tubulação em qualquer posição do volume para os projetos hidráulicos e sanitários, também é possível atribuir objetos 3D para estas peças. Melhorando ainda mais a representações geométricas destes elementos no 3D e arquivos IFC.

Disjuntor de desconexão do DPS
Disjuntor de desconexão do DPS

A fim de melhorar os processos de dimensionamento e detalhamento que envolve os sistemas de proteção do quadros de distribuição e medição no QiElétrico, agora é possível incluir o disjuntor de desconexão do DPS no quadro. Todas as informações serão representadas nos diagramas unifilar e multifilar e contabilizados na lista de material.

Melhoria na linha de chamada da fiação no otimizar indicações
Melhoria na linha de chamada da fiação no otimizar indicações